Eduardo Andrade, Diretor Geral da Faculdade Estácio em Alagoinhas, fala sobre o curso de Medicina

 


Em 1 de junho, ocorreu no auditório da Faculdade Estácio em Alagoinhas, a posse da nova Secrertária do município de Alagoinahas, Laína Passos.

Na oportunidade, o Jornal Diário do Litoral entrevistou o Eduardo Andrade, Diretor Geral da Faculdade Estácio de Alagoinhas.

A Faculdade abriu o auditório para posse da nova secretaria com a presença do prefeito  Joquim Neto, Veradores e lideranças políticas. 


“Com certeza é um dia importante em que a Estácio pode receber e recepcionar a posse da nova secretaria Laína Passos. Uma pessoa que já conhecemos de muito tempo de estrada e sempre desenvolveu um grande trabalho. Estamos muito animados em fazer essa parceria com ela. Afinal de contas, somos uma Faculdade de Medicina e que um dos objetivos é transformar a realidade da saúde do município e região, com formação profissional de qualidade não só para médicos e para outros profissionais, como capacitações em cursos e, com ela chegando vamos poder avançar em muitos projetos tornando assim o município de Alagoinhas mais qualificado e com melhor assistência de saúde para a população que tanto necessita.”.

O Diretor fala da parceria e o trabalho em conjunto com os órgãos de saúde e municípios da região.

 “ A faculdade tem uma estrutura de primeiro mundo, tecnologia de ponta e possui recursos avançados. Sempre deixamos a estrutura disponível para a sociedade como o todo, assim como para os equipamentos de saúde para município da região. A exemplo de Cardeal da Silva, da UPA, que já fizeram treinamentos com nossos equipamentos. E continuamos mais ainda com essa parceria para fazer uso dessa estrutura para a secretaria de saúde. Unindo força juntos somos fartes.”.


A Estácio que se instalou na cidade em 2018 já se prepara a formação da 1ª turma. 

A gente tem a turma do 7º semestre, esses alunos vão para internato em 2022 e a formatura será final de 2023. Vamos está entregando a sociedade médicos formados e com grande qualificação para ajudar a saúde como um todo, ainda mais em um momento de escassez de mão de obra e de pandemia que vivemos.


A respeito do estágio e da prática para os futuros médicos, ele explica.

“A nossa faculdade tem carga horaria pratica de 70%, então, ele é ministrado de forma prática desde 1º semestre, ou seja, ele já é inserido em algum ambiente externo como se fosse um estágio e a gente faz treinamento de simulações realísticas. Desde cedo ele já vai para o campo ver a pratica e ele treina aqui para quando chegar no momento certo, na intervenção do ser humano ele já ter a segurança de como realizar o procedimento. O estágio, propriamente dito, aquele de maior carga horária é o internato, ele se dá nos dois últimos anos da formação, onde eles ficam 40 horas semanais, em média, inseridos em uns equipamentos de saúde aprendendo tudo da rotina e dos procedimentos que o médico precisa realizar.”.



Eduardo comenta sobre a qualidade em todas as formações e cursos, que se utilizam de todos os recursos e estruturas da faculdade.

“Essa formação, de estrutura e de qualidade, a gente tem para qualquer curso da instituição na área da saúde, como temos turma de enfermagem que usa a mesma estrutura da medicina, a fisioterapia também. Então, aqueles mesmos recursos que a medicina usa para aprender os demais cursos utilizam.”.

O Diretor deixa uma mensagem para a população de Alagoinhas.

“A faculdade está inserida em Alagoinhas, algo muito importante para a região e a cidade. Isso é muito bom, pois muitos filhos de Alagoinhas não tinham chance de cursar medicina, tinham que ir para outros municípios e região do pais. Hoje temos uma estrutura de qualidade, que não deve a nenhuma do pais. Temos formação qualificada, corpo técnico, mestres e doutores e a gente pode proporcionar ao jovem que tem interesse a ter uma formação de qualidade dentro do município de Alagoinhas. ”

Postar um comentário

0 Comentários