Nova sede da unidade de acolhimento para pessoas em situação de rua é inaugurada em Alagoinhas.

A inauguração, neste domingo (30), da nova sede da Unidade de Acolhimento para pessoas em situação de rua marca uma nova etapa do trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social de atendimento a vulneráveis, que por diversas razões, não têm onde morar e necessitam da atenção do poder público.

Funcionando na antiga sede da SEMAS (rua Severino Vieira, 1079), a unidade tem capacidade para abrigar 40 pessoas do sexo masculino e disponibiliza três refeições diárias, além de lanche à tarde e no final da noite.


Os usuários da unidade contam com equipe multidisciplinar – coordenação, assistente social, psicólogo, educadores e vigias – que desenvolve atividades físicas, artesanato, realiza roda de conversas com os acolhidos, atua para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, oferece atendimentos psicológicos, odontológicos e médicos, inclusive na área de saúde mental.

A adequação do espaço da antiga sede da SEMAS para abrigar pessoas em situação de rua foi realizada com recursos próprios.

“Importante investimento humanitário porque nós sabemos que são os moradores em situação de rua que podem vim de outras cidades e estados, mais são seres humanos e Ludmila desde criança tem essa vocação para tratar com as pessoas menos favorecidas. E estas pessoas que são de extrema vulnerabilidade, hoje tem uma casa bonita para morar, terão acompanhamento médico, odontológico, psicológico, refeições regulares e tem como se recompor para retornar para seus lares, para os seios das suas famílias. É um investimento com recursos próprios da prefeitura com a insistência da secretária Ludmila que tem esse prazer, esse afeto com as pessoas. Então, estou muito feliz em ter uma esposa que tem essa sensibilidade, principalmente às pessoas menos favorecidas.”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.

O prefeito fala sobre a chegada das novas viaturas e demais ações. " O municio de alagoinhas não para, mesmo em pandemia a gente tem todas as secretarias em atividades. Recebemos novas viaturas, estamos inaugurando no dia 2 de julho maior macrodrenagem da historia de alagoinhas, Lagoa da Cavada, Alagoinhas Venha, 8 de Dezembro, Avenida Rio Branco, tudo isso. Estamos em pleno vapor!"



Emocionada, Ludmilla Fiscina, secretária de Assistência Social, disse que a entrega da unidade é um momento de muita felicidade, de realização pessoal e profissional.

“ Para mim é uma grande satisfação, um momento de alegria. É um sonho que foi realizado! Sabemos que temos que ajudar essas pessoas, não só as em situações de rua, mais àquelas que estejam em situação de vulnerabilidade, e todo mundo. A humanidade ela tem que existir de uma certa forma. Estou muito feliz, inauguramos no dia 30 de maio, ele deixa de ser algo provisório para ser permanente. Ontem já tínhamos 28 acolhidos, onde não só vamos dar o apoio psicológico e encaminhamento para a saúde, mais vamos ter oficinais, principalmente tudo que seja vinculado a auto estima deles. Momento de realização, em Alagoinhas nunca existiu uma casa de acolhimento para pessoas em situação de rua."



Sobre o surgimento da ideia para a  implantação deste equipamento no município, ela comenta:

"Através das nossas ações já acompanhávamos, como também a população pedia. Foi uma das ações juntamente com o prefeito Joaquim Neto onde ele já tinha interesse em dar esse suporte e nós tínhamos que ajudar essas pessoas independentemente das denúncias. Era uma de nossas ações e estratégias, já estava no plano de ação e agora realizamos neste dia 30 de maio."

Ela agradece e reafirma que em breve estaremos anunciando outras novidades em relação a secretaria de Assistência.

"Primeiro quero agradecer a Deus e peço muito que ele possa conduzir as  minhas ações, como também agradecer aos nossos profissionais que estão sempre dedicados, não conseguimos fazer nada só. A gente esta passando por este momento de pandemia, é muito complicado em relação aos outros anos e estamos dando suporte aos que estão realmente em situação de vulnerabilidade. Sabemos que n é so em alagoinhas, é uma crise mundial. Mais tentamos fazer através de nossas ações, CRAS, CREAS, CRAM (a Casa de Acolhimento e Suporte as Mulheres vítimas de violência), e agora a Casa de Acolhimento as pessoas em situações de ruas e assim sucessivamente. Através das demandas que vão chegando, vamos fazendo nossos encaminhamentos. ”

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Cleto da Banana,  acompanhou a entrega do equipamento e parabenizou a secretária Ludmila, 1ª dama do município, e reafirma o apoio a ações como esta, que mesmo em momento difícil como este de pandemia, a Secretaria de Assistência social se atenta para algo tão importante e necessário.



"É um momento ímpar, pois a Prefeitura com recursos próprios está ofertando a nossa população esse equipamento público que sem sombra de dúvidas irá beneficiar aos que vivem de forma vulnerável, sem ter seu teto e seu lar, e está tirando eles dar rua e dando um lugar com dignidade para eles. Estamos aqui para ver de perto, validar, e pra dizer que pois apoiamos essas ações, pois entendemos que as mesmas transformam e mudam a vida das pessoas, e neste caso as que  mais estão em vulnerabilidade. "

O vice-prefeito e Secretário de Serviços Públicos, Roberto Torres, parabeniza a inciativa. " Uma obra bastante importante, para atender melhor os moradores de rua, que precisam e dependem do apoio ao município. O prefeito Joaquim e a secretária Ludmila, sensível, ela que diga-se de passagem vem fazendo um belo trabalho, estão regatando, dando dignidade e acolhendo esses cidadãos, deixando-os protegidos e bem alimentados.".

Sobre o trabalho da Secretaria, conta.  "Adquirimos recentemente mais de 2 mil lâmpadas, estamos substituindo as que estão queimadas. As reclamações diminuíram bastante. Vamos a partir da próxima semana trabalhar em cima das lâmpadas, trocar para que elas não fiquem acesas durante o dia, que gera muito custo ao município. Estamos também finalizando a licitação da poda das árvores. Limpeza, estamos estudando ampliar a equipe, para disponibilizar ainda mais a limpeza."

Gal, Secretária de Infraestutura também esteve presente.

“Uma oportunidade para mim como secretaria participar de um momento como este, é um mérito, legado que o prefeito Joaquim Neto deixa por estar dando um lar às pessoas de rua, que não tem abrigo, não tem um lar. Aqui tem toda atenção especial. Fico muito feliz em participar de um governo que olha para quem mais precisa. ”

E afirmou que o trabalho da Secretaria de Infraesturua segue firme. “Nós da SECIN não paramos na pandemia, porque entendemos que realizamos serviços essenciais para população como as drenagens e as pavimentações asfálticas.  Estamos concluindo a macrodrenagem da Cavada, os jardins em frente à prefeitura. Concluímos recentemente 3 ruas, Jequié, São Lorenzo e Mãe Helena com pavimentação asfáltica com asfalto produzido na nossa usina. Requalificamos a 7 de setembro. Está em andamento a praça dos esportes na Luiz Viana, assim como a poligonal noroeste, que é macrodrenagem que vai da Santa Terezinha até a Fonte dos Frades. O trabalho não para e estamos sempre à disposição para atender à comunidade.








Postar um comentário

0 Comentários