Prefeito nomeia pai e noiva para exercer cargos de forma voluntária

De acordo com a prefeitura de Moraújo (CE), os secretários de Relações Institucionais e Saúde da cidade, que são respectivamente, o pai e a noiva do prefeito Ruan Lima (PSD), vão exercer os cargos de forma voluntária, ou seja, os salários deles serão doados ao município.

O mandato começou no dia 1º de janeiro e, durante a cerimônia de posse, o prefeito da cidade, que tem cerca de 8,5 mil habitantes, afirmou que não prometeu nenhuma secretaria. “Fiz questão de colocar pessoas técnicas para me ajudar“, disse ele.
Parentes em secretarias

A noiva de Ruan, Letícia Luna Osterno, tem 25 anos e é estudante de medicina. Conforme uma publicação nas redes sociais, ela está “no último ano de internato” e também atua como empresária.

A estudante atuará com formulação e execução de políticas públicas, além da gestão de recursos na saúde. Em 2024, o governo federal direcionou R$ 5,8 milhões ao Fundo Municipal de Saúde de Moraújo. O repasse tinha como objetivo, por exemplo, a aplicação em atenção primária —consultas, exames e vacinas—, gestão do SUS e assistência farmacêutica. O município tem 11 estabelecimentos de gestão municipal, como pronto atendimento, clínica, posto e centro de saúde.

“Sabemos o quanto a saúde representa em uma gestão, assim trabalharemos em prol do nosso melhor para a população moraujense, visando uma saúde mais humanizada, tendo como base nossos princípios fundamentais do SUS: equidade, integralidade e universalidade. Uma equipe unida faz toda a diferença. Faremos história, com Deus sempre a nos guiar”, escreveu a nova secretária na publicação.

O número 2 da estudante na prefeitura será o subsecretário, Iramar Moreira. O currículo publicado pelo prefeito indica que o auxiliar é bacharel em enfermagem e especialista em Saúde Pública, pós-graduado. Trabalhou como plantonista em hospital e gerente de UBS (Unidade Básica de Saúde).

Postar um comentário

0 Comentários